terça-feira, 13 de março de 2018

Entenda como comprar um imóvel em 5 passos

Saber como comprar um imóvel, muitas vezes, não é tão simples quanto parece. Muitos acham que basta escolher uma casa ou um apartamento e, simplesmente, prosseguir com a compra. Isso não está errado, mas destacamos que pensar assim reflete apenas uma visão simplista do processo.

Na verdade, ele envolve muitas outras etapas — sendo algumas até mais burocráticas, mas que são essenciais para que tudo corra da melhor maneira possível e evite qualquer tipo de dor de cabeça. Portanto, entender o processo como um todo é essencial.
Pensando nisso, preparamos aqui um passo a passo para você, que quer comprar um imóvel e não sabe por onde começar ou tem dúvidas de como conduzir isso da melhor maneira possível. Continue lendo e acompanhe!

1. Faça uma pesquisa

O primeiro passo para comprar um imóvel é pesquisar um pouco mais a fundo sobre as regiões da cidade, para entender em quais delas você deverá iniciar as suas buscas.
Mais do que saber o valor dos imóveis, é preciso avaliar os custos de vida de cada bairro em que ele está inserido, pois pode haver uma grande diferença em relação aos preços praticados pelos estabelecimentos de que você vai precisar no dia a dia, tais como mercados, padarias, lojas, estacionamentos, dentre outros.
Veja também se há na vizinhança serviços que lhe atendam para que a sua rotina seja facilitada, como, por exemplo, hospitais nas redondezas do imóvel ou boas opções de escolas para os seus filhos.
Ainda, não deixe de pesquisar qual é o preço praticado pelo mercado em relação aos imóveis dessas regiões. Assim, você terá uma noção real do quanto gastará ao adquirir um deles — o que lhe ajudará muito a iniciar qualquer negociação sem sair prejudicado.

2. Escolha o imóvel

Saber como comprar um imóvel também envolve tomar uma boa decisão no momento da sua escolha. Após escolher as regiões em que pretende morar, obviamente, é hora de ver as opções de imóveis disponíveis em cada uma delas.
Um bom começo é decidir qual deles atendem às suas necessidades e ainda cabem no seu bolso. Você pode optar por um apartamento novo, usado ou na planta; além disso, há a opção das casas já construídas, ou ainda um terreno para você mesmo iniciar a construção do imóvel.
Entenda que todas essas opções oferecem vantagens e desvantagens. Geralmente, se você opta pelo imóvel novo, praticamente não precisará ter gastos de manutenção por um bom tempo, e as condições de financiamento são bem mais favoráveis.
Já o imóvel usado pode chegar a ter a metade do preço, porém, é bem provável que você tenha outros custos, tal como o de reformas e manutenções a curto prazo.

3. Decida qual será a forma de pagamento

Agora, com o imóvel já escolhido, é hora de decidir qual será a forma de pagamento. Quanto a isso, há duas opções mais utilizadas: o financiamento ou o pagamento a vista.
Obviamente, a opção do pagamento a vista sairá mais barata quando comparada com o financiamento, mas nem sempre essa é uma realidade que compreende todas as pessoas. Por isso, o financiamento também é uma ótima opção, e jamais deverá ser descartado — basta saber analisar quais são suas condições para não fazer mal negócio.
O que se deve ter em mente é que será preciso dar um valor de entrada para o pagamento de parte do imóvel, e o restante será diluído em parcelas. Assim, quanto menor o número de parcelas, menor serão os juros a serem pagos ao longo do tempo.
Esse financiamento pode ser viabilizado por um banco ou, então, por programas do Governo Federal, tal como o Minha Casa Minha Vida. Apenas analise muito bem as suas taxas de juros para optar pelo que se encaixa melhor na sua realidade.

4. Providencie os documentos necessários

Pois bem; entrando um pouco mais na parte burocrática, será preciso providenciar alguns documentos para que a transação seja realizada com sucesso. Então, já prepare o bolso, pois alguns documentos têm certo custo para serem emitidos, que não está incluso no valor do pagamento do imóvel, em si.
Além de custos com a documentação normal exigida no processo, você terá que pagar o ITBI, que é o Imposto de Transmissão de Bens de Imóveis, bem como outros custos — o do cartório, por exemplo.
Caso opte por comprar o imóvel por meio do financiamento, o banco solicitará uma lista de documentos para poder prosseguir com o pedido, os quais terão a finalidade da aprovação de crédito para autorizar o financiamento a você.
Bom, se crédito for aprovado, é hora de verificar se o imóvel pode, ou não, ser financiado. Nessa hora, tenha paciência, pois documentos referentes a isso também serão solicitados.
Por fim, a última verificação se refere à procedência do imóvel. E, nessa parte, serão solicitados documentos por parte do vendedor, bem como os que se referem à propriedade que será vendida.

5. Assine o contrato

Finalmente, chegou a hora de assinar o contrato! Mas tenha calma — essa também é uma etapa burocrática, que deve ser cumprida com muito cuidado.
Para que a compra possa ser concluída da maneira mais segura, é preciso a apresentação de documentos, tanto por parte do vendedor quanto do comprador, além do imóvel. Em primeiro lugar, saiba quais informações do vendedor e do comprador devem estar muito bem descritas no contrato:
  • RG;
  • CPF;
  • número do título eleitoral;
  • estado civil;
  • profissão;
Além disso, será preciso documentar também informações sobre a negociação:
  • valor total do imóvel;
  • valor de entrada;
  • forma de pagamento;
  • número de parcelas a serem pagas;
  • comissão da imobiliária;
  • multa rescisória.
Será necessário, também, levantar documentos de todas as partes para fazer a transferência do imóvel.
Em relação ao comprador e ao vendedor, além dos documentos que listamos acima, serão exigidos a apresentação de comprovantes de casamento e de endereço, e certidões negativas que provem a sua idoneidade. Ainda, será preciso apresentar os seguintes documentos do imóvel:
  • cópia autenticada da sua escritura;
  • certidão negativa vintenária de ônus reais;
  • certidão negativa de impostos;
  • certidão negativa de débitos condominiais;
  • planta do imóvel aprovada pela prefeitura;
  • cópia autenticada do IPTU do ano corrente;
  • autorização da construção junto ao cartório de Registro de Imóveis.
Enfim, não há erro! Seguindo este passo a passo, a compra do seu imóvel ocorrerá da melhor maneira possível. E agora que você já sabe como comprar um imóvel, o que acha de conhecer o nosso portal para encontrar aquele que você estava procurando?

Nenhum comentário:

Postar um comentário