sábado, 7 de outubro de 2017

De tendência à realidade: como aproveitar a onda dos apartamentos compactos

De tendência à realidade: como aproveitar a onda dos apartamentos compactos


Quem está à procura de um imóvel para comprar já percebeu que a metragem das novas unidades encolheu. Atualmente, é possível encontrar apartamentos de 40, 20 e até 10 metros quadrados! O que parecia tendência virou realidade, principalmente nos grandes centros urbanos.
Para você ter uma noção, os apartamentos com menos de 45 metros quadrados já representam 42,6% de todas as unidades lançadas no primeiro semestre deste ano, segundo dados do Secovi-SP. Em 2011, a relação era de menos de 15%.
Esse movimento de apartamentos compactos tem a ver com uma série de fatores. Aqui, podemos destacar o novo comportamento da população brasileira que está casando cada vez mais tarde. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a idade média para o casamento no Brasil é de 30 anos para as mulheres e de 33 anos para os homens.
Demorando mais tempo para formar família, as pessoas saem da casa dos pais para morar sozinhas. Na prática, isso significa que elas não precisam de mais de um dormitório para viver.
Se você é corretor de imóveis e quer aproveitar a onda dos apartamentos compactos, é preciso prestar atenção a alguns detalhes. Confira:
Perfil do público-alvo
Antes de mais nada, é importante entender qual é o perfil das pessoas que se interessam em comprar ou alugar um apartamento de um dormitório. Assim, você consegue identificar os canais para divulgar os imóveis e, principalmente, a melhor forma de abordá-los.
Em primeiro lugar, podemos falar dos jovens, normalmente estudantes, que buscam o seu primeiro imóvel. De modo geral, eles dão preferência para apartamentos localizados próximos à sua universidade.
Os profissionais consolidados no mercado, mas que ainda não construíram uma família, também se interessam por apartamentos compactos. Como eles passam mais tempo fora de casa – basicamente no trabalho –, não há necessidade de um espaço maior para morar.
Por fim, é possível citar os investidores iniciantes. Por conta do valor mais baixo, os apartamentos compactos viram alvo de quem está começando a investir no mercado imobiliário.
Benefícios para os moradores
Como adiantamos acima, os apartamentos de um dormitório se concentram em regiões centrais das grandes cidades, ou seja, próximos a áreas comerciais e de universidades. Então, este é o primeiro benefício dos moradores: eles não perdem tanto tempo se locomovendo da casa para o trabalho/estudo e vice-versa.
Para compensar a falta de espaço dos apartamentos, as construtoras investem em áreas compartilhadas entre todos os moradores. Nesse sentido, os moradores podem lavar suas roupas nas lavanderias do prédio, bem como trabalhar nas salas equipadas com Wi-Fi. Tratam-se de serviços semelhantes aos encontrados em hotéis e flats.
Com um espaço mais compacto, manter apartamentos de um dormitório limpos e organizados demanda menos tempo. É uma ótima vantagem para quem passa o dia inteiro fora, trabalhando ou estudando.
Vantagens para investidores
Além de não precisar de muito capital para comprar um apartamento compacto, esse tipo de investimento apresenta outra grande vantagem: a rentabilidade do aluguel é maior para imóveis pequenos.
Por conta da alta procura, o valor médio de aluguel dos apartamentos compactos é maior do que os de imóveis com metragens superiores.
Agora é com você, corretor!
Se você possui uma carteira de clientes bem organizada, o seu trabalho fica muito mais fácil. Isso porque você já sabe qual é o perfil do público que busca morar em apartamentos compactos.
Agora, basta identificá-los em sua carteira e apresentar a eles todos os benefícios de investir em um imóvel pequeno. Boas vendas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário