segunda-feira, 30 de maio de 2016

Veja como a posição do sol é levada em conta no valor do imóvel

Foto de Imobiliária Anderson Martins.


                            Veja como a posição do sol é levada em conta no valor do imóvel
Unidades iguais têm diferença de até 10% no valor quando é sol da manhã. Nem sempre é possível encontrar imóvel com ventos frescos e sol matutino.
A posição do sol pode valorizar até 10% o valor final do seu imóvel. É de sabedoria comum que o apartamento com sol da manhã, além de mais conforto aos moradores, gera mais dinheiro na hora da venda. Mas a história não para aí.
Na Grande Vitória, em especial, os imóveis onde incide o sol da manhã, mas que têm sua fachada voltada levemente para o lado Nordeste, valorizam ainda mais. Isso porque, além dos raios solares matutinos, essas construções recebem a visita do vento nordeste e ficam praticamente imunes ao vento sul, que assusta os capixabas nos meses mais frios, segundo o arquiteto e urbanista Antônio Chalhub.
"Um apartamento de frente para o mar voltado para o Nordeste pega tanto o sol da manhã quanto a brisa fresca. Se esse mesmo imóvel estiver de frente para o mar, pegará o sol da manhã, mas terá a incidência do vento sul. É possível notar essa aversão ao vento sul dentro de casa olhando as varandas. Todas, ou a maior parte, são fechadas".
Se nem sempre é possível encontrar esse imóvel ideal, com ventos frescos e sol matutino, ao menos o cuidado em escolher um imóvel que não pegue os raios da tarde já é um bom começo.
"Para dar uma ideia, dois apartamentos no mesmo andar e com o mesmo tamanho terão diferença entre 8% e 10% no seu valor quando um deles tem a incidência do sol da manhã. Temos também os apartamentos laterais, que pegam tanto o sol da tarde quanto o da manhã. Esses são os menos procurados"
Inverno
Apartamentos laterais também podem ser bons negócios. Com a inclinação do sol no inverno, esses imóveis estarão sujeitos ao sol da tarde no inverno. Esse é um ponto positivo, já que a estação mais fria do ano pode trazer umidade para dentro da residência se não houver incidência dos raios solares.
Como escolher?
Sol da manhã ou sol da tarde, o importante é saber exatamente o que está comprando. Para isso, nada mais apropriado do que visitar o imóvel pelo menos em dois períodos distintos, ensina Chalhub.
"Além disso, no final da tarde os ventos também mudam e você pode perceber, além da posição do sol, o tipo de vento que está recebendo em sua residência. Na visita ao imóvel, abra portas, janelas, perceba a entrada do sol, se há corrente de vento e de onde ela vem. O ideal é analisar todos esses aspectos tanto no período da manhã quanto no finalzinho da tarde"

Nenhum comentário:

Postar um comentário