sábado, 5 de dezembro de 2015

BC ESTIMULA BANCOS A FINANCIAR 80% DO IMÓVEL

 Os bancos privados ganharam um incentivo para financiar mais de 80% do valor do imóvel. O incentivo foi dado pelo BC (Banco Central), que diminuiu a parcela que as instituições são obrigadas a deixar parada no caixa para cumprir os requerimentos mínimos de capital nos financiamentos de maior valor.
Segundo a Agência Brasil, a decisão foi divulgada pelo BC logo após reunião do Conselho Monetário Nacional que definiu mudanças na regulação que reduz o risco de operação do sistema financeiro.
imagem shutterstock
imagem shutterstock
O que mudou?
Antes da decisão, os bancos que financiavam pelo menos 80% do valor do imóvel, nas operações enquadradas como de varejo, eram obrigados a deixar 75% do empréstimo parada no caixa como requerimento de capital. Já para operações mais altas não consideradas como varejo o caixa era de 100%. Até o mutuário acabar de pagar o empréstimo o banco não podia mexer nesse dinheiro.
Com a nova regra, quando o cliente começar a pagar as parcelas e estiver devendo 80% do imóvel, o banco só deixará 35% do total do empréstimo imobilizado. Sendo as instituições financeiras terão mais capital para conceder novos financiamentos.
Para o BC, a mudança servirá como estímulo para os bancos ampliarem o limite de financiamento imobiliário. A decisão incentiva bancos privados que operam no ramo imobiliário a emprestarem mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário