domingo, 25 de outubro de 2015

Apartamentos pequenos: 04 dicas para a decoração da sala pequena

Apartamentos pequenos: 04 dicas para a decoração da sala pequena

A decoração de espaços pequenos, como a sala de estar, pode ser um desafio para muitos casais que começam uma nova aventura a dois em apartamentos com espaços reduzidos, afinal, é muito mais prático de manter e organizar, atendendo às necessidades de quem tem uma rotina mais atribulada. Porém, na hora de decorar, alguns desafios começam a surgir: Como tornar o pequeno apartamento confortável, aconchegante e funcional para os dois? E para os casais que já tem filhos?
Confira a nossa série de posts com dicas de decoração para ampliar os ambientes e driblar a falta de espaço da sala, cozinha e quartos! Hoje, vamos começar com a sala/living room, que é o “cenário de boas-vindas” e causa a primeira impressão de quem entra:

#Dica 1: Invista em cores claras

Cores claras (branco, bege, nude, cinza claro e outros tons pastéis) ajudam a dar a sensação de amplitude. Isso não significa que têm que ser uma decoração monocromática, você pode deixar os tons mais escuros para móveis ou objetos decorativos, como almofadas, esculturas, quadros, vasos, poltronas, entre outros. O truque é deixar o tom claro predominante no ambiente, com apenas alguns pontos de cor.
Imagem: M de Mulher

#Dica 2: Aposte em móveis pequenos, sob medida e explore o espaço vertical

O grande trunfo de uma decoração bem planejada em uma sala pequena é deixar espaço para a circulação das pessoas, principalmente se você ama receber a família e os amigos em casa. Por isso, a melhor solução é apostar em móveis pequenos ou planejados, rasos e funcionais. Opte por nichos, racks, prateleiras, mesas de centro (prefira os modelos de vidro ou acrílico – que dão sensação de leveza – e com rodinhas, para arrastar com facilidade,) multifuncionais. Outro truque interessante é aproveitar as paredes: Dá para armazenar vários objetos de decoração ou de uso do dia a dia, sem comprometer o espaço de circulação central.
Imagens: simples decoraçãoCasa.Abrilsimples decoração

#Dica 3: Priorize a simplicidade

Menos é mais! Objetos pequenos contribuem para a sensação de amplitude e, quanto menos espalhados pela sala ou pendurados na parede, menor a sensação de bagunça e poluição visual. A dica também vale para quadros e vasos de plantas, que contribuem bastante para a decoração, mas devem ser usados com moderação em espaços pequenos. O truque é priorizar os objetos e itens decorativos de tons suaves ou feitos de vidros para não deixar o ambiente pesado.
Imagens:Casa.Abril,  Love interiores

#Dica 4: Cuidado com o tamanho do sofá!

Quem disse que o sofá precisa ser grande para ser aconchegante e confortável? Antes de escolher o modelo, meça o espaço da sala antes. Opte por modelos com cores e lisas e neutras, com menos profundidade, assentos deslizantes ou formato em L, para aproveitar os cantos. Tapete (não muito grande), poltrona, pufe e cadeira são excelentes soluções de assentos para quem costuma receber visita em casa, mas não consegue acomodar todo mundo no sofá.
Imagens: vida e estilo e Casa.Abril
Gostou? Então, fique ligado no nosso blog por que semana que vem tem mais dicas de decoração. Vamos falar sobre espelhos, iluminação, piso e listras. Não perca

Nenhum comentário:

Postar um comentário