sábado, 12 de setembro de 2015

As 03 Regras para a Compra de um Imóvel Usado.

mercado
O imóvel próprio sempre foi e sempre será o principal sonho de muitas pessoas, além do que, na grande maioria dos casos, este é o maior investimento que as famílias fazem durante toda uma vida. Para tornar este sonho real, o imóvel usado pode ser uma ótima opção para quem busca mais conforto e ambientes mais amplos.
Porém para que se faça um bom negócio, é preciso ficar atento a alguns detalhes estruturais do imóvel, no intuito de se evitar dores de cabeça e despesas com manutenção no curto prazo, como também cuidados são necessários.
Leve um especialista de sua confiança para conhecer o imóvel
Ao escolher um imóvel usado para adquirir, leve alguém que entenda sobre instalações elétricas e hidráulicas. Solicite que faça uma avaliação de toda parte estrutural, não só do apartamento, mas também do condomínio, pois fatores externos podem também gerar despesas, as quais serão rateadas pelos condôminos em caso de manutenção.
Com o aval de um especialista sobre estes detalhes, você terá a certeza de que não terá problemas com gastos não planejados que possam comprometer o seu orçamento.
Alteração na taxa de juros pela Caixa Econômica
Recentemente a Caixa Econômica reajustou a taxa de juros que praticava nos financiamentos imobiliários, como também, diminuiu o percentual a ser financiado pela instituição. Anteriormente, a Caixa solicitava uma entrada de 20% para imóveis usados, com as novas medidas, o comprador precisa ter em mãos 50% do valor do imóvel usado para conseguir o crédito, o que fez muita gente pensar em adiar o sonho da casa própria.
No entanto, como a caixa tornou-se menos atrativa para quem busca financiar imóveis usados e possuem um baixo valor para servir de entrada, outras instituições financeiras estão buscando suprir esta demanda.
Portanto, pesquise outras bandeiras bancárias, pois a maioria delas permanece financiando entre 70% e 80% do imóvel novo ou usado, com taxas atrativas, principalmente para quem deseja criar relacionamento com a instituição de crédito.
Certidões negativas e contrato
 A compra de imóvel usado também requer alguns cuidados no que se refere à sua procedência. É necessário exigir que o seu Corretor de Imóveis providencie algumas certidões para ter a certeza de que o imóvel não possui pendências judiciais ou trabalhistas, as quais podem resultar em retomada do bem através de ações judiciais.
Além das certidões de praxe, as quais são retiradas no cartório, se deve ter o cuidado de providenciar também as certidões negativas da Justiça Federal, Justiça do Trabalho, INSS, Receita Estadual, Receita Municipal, Receita Federal e de Ações em Família, a qual deve ser retirada no Fórum Cível da sua cidade. Estas certidões deverão ser obtidas nos nomes do proprietário do imóvel e também do cônjuge.
Vale lembrar que é muito importante que seja elaborado um contrato de compra e venda no qual conste todos os detalhes da transação.
Desta forma, você poderá aproveitar uma boa oportunidade de adquirir um imóvel usado, com a certeza de que não terá prejuízos e muito menos, dores de cabeça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário