sábado, 21 de março de 2015

Confira como investir em imóveis e ter uma aposentadoria tranquila!

        Confira como investir em imóveis e ter uma aposentadoria tranquila!
                           Os aposentados e o investimento em imóveis
São muitos os motivos que fazem do brasileiro um investidor cauteloso e conservador, principalmente no que diz respeito às aplicações de grandes quantias de dinheiro. O mercado imobiliário brasileiro, apesar de grande e forte, está sempre em mudança. Entretanto, ele não proporciona aos investidores o risco de perda total do capital ou do patrimônio: caso uma crise se instale, o máximo que pode acontecer é o imóvel ter uma leve desvalorização ou o proprietário perder o inquilino por algumas semanas. Além disso, outro fator que faz do brasileiro um aplicador desconfiado é a retrospectiva governamental. Foram muitos anos de altíssimas inflações, planos econômicos mal sucedidos e outros elementos que o deixaram assim.
A questão é que, em relação aos imóveis, existe sempre a certeza, a estabilidade, a concretização do bem e do sentimento de posse. Este é um dos motivos pelos quais INVESTIR em bens imobiliários é uma ótima opção.

Confira também as tendências para o mercado imobiliário em 2015.

A situação mais comum de investimento é a aquisição da própria propriedade, feita de modo direto, ou a aplicação em fundos imobiliários. Nas duas alternativas ocorre a geração de renda mensal provinda do aluguel e, no segundo caso, com a venda das cotas do fundo, a obtenção do capital total.

Agora surge a dúvida: qual tipo de imóvel é mais apropriado para investir?

Estabelecimentos comerciaisresidenciaisgalpões ou terrenos são indicados caso haja a intenção de comprá-los diretamente. Entretanto, vale a pena ressaltar que as unidades econômicas muitas vezes podem ser mais interessantes, já que são mais compactas, tem um preço melhor e sofrem menos desvalorização frente às construções de maior padrão e custo. Nessa circunstância, torna-se raro encontrar pequenos e médios investidores, uma vez que é necessário ter capital suficiente para adquirir e manter o imóvel. O envolvimento direto do proprietário na gestão do imóvel é outro requisito indispensável nesse tipo de investimento.
Já imóveis pertencentes ao segmento de lajesgalpões e unidades comerciais em shoppings center, por exemplo, são perfeitas para os aplicadores de fundo imobiliário. As cotas que podem ser compradas significam uma porcentagem de lucro ao aposentado, já que, geralmente, a renda líquida é divida e distribuída entre os cotistas. Esse tipo de investimento apresenta poucos riscos e oferece inúmeras opções de empreendimentos ao investidor. Ainda por cima, por trás das cotas dos fundos sempre há um especialista que observa o mercado, seleciona o imóvel e os contratos de locação.
Como em todo investimento, também existem riscos ao apostar em imóveis. O mais comum é o risco da inadimplência, no qual o inquilino deixa de pagar o proprietário. Mais um ponto é a baixa liquidez, típica em qualquer investimento no mercado imobiliário. O aposentado ainda pode estar sujeito à queda do preço e à demora na venda da construção ou do fundo.

O mais importante é que o investimento em imóveis seja uma fonte segura para quem quer que se interesse. A renda extra mensal pode ser uma peça essencial na vida e no bolso do aposentado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário