domingo, 22 de março de 2015

Chegou o outono e também é hora de cuidar da pele!

Outono também é hora de cuidar da pele!

O verão já foi embora, e com ele os dias de sol e calor intensos. Mas, assim como a estação mais quente do ano, o outono e o inverno também exigem cuidados especiais com a pele. Afinal, as mudanças repentinas de temperatura, o clima seco e o vento também agridem – e muito! – o maior órgão do corpo humano.
“Nesta época, a umidade relativa do ar está mais baixa, fazendo com que o clima fique mais seco. Quando a temperatura cai, as pessoas também tendem a abusar dos banhos quentes, e isso remove a oleosidade natural da pele, o que pode causar ressecamento, descamação e coceira, além de deixar a pele com uma coloração esbranquiçada”, explica Dr. Julio Cesar Empinotti, coordenador da Campanha pela Saúde da Pele e Diretor da SBCD.
E qual a solução para encarar o clima frio? Em primeiro lugar, caprichar na hidratação. Aplicar um bom hidratante corporal pelo menos duas vezes ao dia. “Produtos à base de ureia, ácido lático, acido hialurônico, óleos vegetais, vitaminas e antioxidantes são boas opções”, esclarece o médico.
Cada tipo de pele tem necessidades de hidratação diferentes. “As peles mais secas geneticamente, têm dificuldade de produzir e manter o manto de hidratação natural, podendo inclusive ter problemas mais sérios, como a ictiose e a dermatite atópica. Nestes casos a hidratação precisa ser constante e com produtos bem específicos. Para os demais tipos de pele, em geral, um bom hidratante à base de ureia é suficiente”, diz o dermatologista.
É importante lembrar que não basta hidratar por fora. Para ter uma linda, é preciso ingerir, pelo menos, dois litros de água todos os dias.
Tratamentos recomendados
Para quem abusou no verão, o outono é um bom momento para apagar lembranças desagradáveis da época mais quente do ano, como sardas, rugas e manchas. Afinal, como o clima fresco, fica mais fácil realizar tratamentos que exigem menor exposição ao sol, como peelings e procedimentos a laser
“Para tratar manchas e sardas, os peelingsquímicos ou mecânicos são uma boa opção”, diz Dr. Julio. “Procedimentos com Luz Intensa Pulsada, uma tecnologia que emite luz com diferentes tipos de onda, também podem ser interessantes para tratar melanoses solares (manchas castanhas provocadas pela exposição ao sol), suavizar rugas, linhas de expressão e sinais de fotoenvelhecimento”.
As temperaturas mais frias também são a época ideal para depilação a laser. O laser emite um feixe de luz de alta energia, que é atraído e absorvido pela melanina – pigmento responsável pela coloração do pelo -, o que impede ou retarda o crescimento de novos fios. “Recomendamos que os pacientes evitem os banhos de sol pelo menos três semanas antes e três semanas após cada sessão”, diz o dermatologista. “Por isso, é melhor esperar o outono e inverno para fazer estes procedimentos.”
Todos os tratamentos podem gerar ótimos resultados, mas, antes de realizar qualquer um deles, é imprescindível consultar um dermatologista. “Somente um profissional qualificado pode indicar as opções mais adequadas para cada paciente”, esclarece Dr. Julio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário