segunda-feira, 23 de março de 2015

Aprenda a fazer sofás utilizando palets

        Aprenda a fazer sofás utilizando palets.

Utilizar produtos alternativos na decoração da casa pode deixar o ambiente mais agradável e aconchegante. E se há um item que está sendo cada vez mais aproveitado são os pallets. Esses suportes de madeira utilizados em empresas para transportar e armazenar caixas podem ser reaproveitados na confecção de peças que vão dar um toque despojado na sua decoração.
Eles podem ser utilizados na confecção de estantes, mesa ou sofás. O exemplo que mostraremos nesta matéria são os sofás. Pode parecer estranho, mas eles ficam muito bonitos e diferentes, além de serem muito mais baratos do que os modelos comuns. Mas como nem tudo é perfeito, é preciso tomar alguns cuidados, principalmente com a compra da madeira.
Segundo a arquiteta Laurimar Coelho, o ideal é que o pallet tenha a madeira tratada. “Como originalmente eles são peças para transporte de cargas, portanto com madeira de baixa qualidade, significa que pode estar infestada por cupins”, alerta. Peças com cupins geralmente vêm com furinhos de onde sai o pó da madeira pela ação dos insetos, e algumas partes ficam ocas e soltam lascas.
“A dica é contar com a ajuda de um bom marceneiro, que poderá identificar o tipo da madeira e se passou por algum tratamento, como verniz ou outro produto selante”, explica.
Outro alerta refere-se à altura. “Para ter altura ideal para que as pessoas posam sentar-se confortavelmente será preciso empilhar mais de uma peça, mas se o objetivo é fazer uma espécie de tatame, somente uma é suficiente”, afirma Laurimar.
Para complementar o sofá é necessário utilizar almofadas ou futons e, segundo Laurimar, a confecção é simples. “Qualquer bom tapeceiro de estofados está capacitado a fazer”.
Ela alerta ainda que, como são peças rústicas, devem fazer parte de uma decoração com esta linguagem e o uso de estampas alegres ou florais cai bem. “Os tecidos indicados são os resistentes, como algodão, jeans e até lona de caminhão”, acrescenta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário