quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

FGTS e o segundo imóvel: funciona?

FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) é um oferecido pela Caixa Econômica Federal e garantido pelo Estado como direito de todo trabalhador registrado em carteira profissional (regime CLT). Ele é, basicamente, um saldo de economia financeira que se acumula durante os anos de contribuição. O diferencial do FGTS é que, diferentemente das poupanças, ele não pode ser sacado a qualquer momento permanece na mesma conta caso haja troca de emprego. Veja aqui as condições e documentos para a retirada do fundo.
Pensando no FGTS e os modos como ele pode ser aplicado, separamos nesse post uma dúvida muito comum entre os interessados em utilizá-lo:

Se já tenho um imóvel, posso comprar outro com dinheiro do meu fundo de garantia?

Existem algumas regras que o interessado deve seguir:
A primeira delas é que não é possível utilizar novamente o fundo se o indivíduo possui um imóvel em seu nome que foi adquirido com o capital do FGTS. A restrição ocorre mesmo se o imóvel antigo possui um ou mais donos. É necessário vender a construção para poder sacar o patrimônio e investi-lo em outros lugares.
A segunda exceção se aplica entre o vendedor e o comprador: se o proprietário utilizou seu FGTS em, por exemplo, uma casa dentro de um período de 3 anos, o interessado não poderá empregar seu saldo no imóvel em questão.
Entretanto, sim, é possível. Se você já tem um empreendimento em uma determinada cidade, aquele que você pretender adquirir não pode estar localizado na mesma região metropolitana. Além disso, trabalhar ou residir na cidade do imóvel é outro requisito indispensável. Por fim, a última regra é não ter financiamento ativo no Sistema Financeiro de Habitação (SFH) em nenhuma parte do país.
FGTSFoto: Arte UOL
Tudo isso é pensado para garantir a segurança financeira do cidadão e para evitar problemas com financiamento. O FGTS é muito explorado nesta última situação, na qual grande parte da população usa o valor acumulado para quitar as últimas parcelas (diminuindo o valor dos juros), e também como investimento de entrada.
Agora que você já sabe as duas principais restrições do uso do FGTS, que tal verificar todos os seus conhecimentos sobre o fundo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário