quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Especialistas explicam a forma mais segura de financiar a casa própria

Especialistas explicam a forma mais

segura de financiar a casa própria


Imobiliária credenciada no Creci é a maneira mais segura, diz consultor.
Financiamento só é liberado pelos bancos se documentação estiver correta.


Kfuri é consultor imobiliário no ES (Foto: Fábio Vicentini/A Gazeta)
José Luiz Kfuri é consultor imobiliário no ES.
Na hora de comprar um imóvel, sempre surge a dúvida: financiar ou juntar o dinheiro e comprar à vista? Quem opta pelo financiamento, se depara com uma dúvida ainda maior. Afinal, qual o jeito mais seguro para financiar a casa própria?
Segundo o consultor imobiliário José Luiz Kfuri, o caminho mais fácil e seguro é por meio de uma imobiliária credenciada no Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci - ES). "As imobiliárias credenciadas são seguras e habilitadas para encaminhar o cliente à melhor linha de financiamento", explica. Além disso, a empresa tem todo o histórico do imóvel a ser comprado. "A imobiliária faz o papel do comprador. É ela quem vai conferir se a documentação do imóvel está em dia, porque se não estiver, o financiamento não é liberado. Antes da venda, tudo é checado pela empresa", afirma.
Segundo o economista Cesar Gomes, um dos riscos após a realização do financiamento é a perda do imóvel. De acordo com Gomes, para não ter a possibilidade dessa perda, é preciso seguir duas regras básicas: se o cliente optar pelo financiamento com prestações decrescentes, ou seja, que começam altas e diminuem com o tempo, ele não pode comprometer mais que 25% da renda familiar líquida. Se a opção for um sistema de pagamento ascendente, em que as prestações iniciam baixas e aumentam, não deve ser comprometida mais que 17% da renda familiar.As empresas, então, confirmam se a documentação está em dia e encaminham o cliente para o financiamento, explicando as diferenças das condições de pagamento e das taxas de juros de um banco para outro. "Uma das garantias gerais é que o dinheiro não seja liberado se não estiver tudo certo com o imóvel", diz Kfuri. O valor do financiamento é pago pelo banco, a quem o comprador passa a dever.
Para o economista, além desses cuidados, é essencial o cliente ter um consultor financeiro e um imobiliário na hora do financiamento. "São estas consultorias que vão encaminhar o cliente para a compra segura, sem riscos de perda do imóvel por falta de pagamento e em um lugar que seja valorizado", explica. "A compra do imóvel financiado é um comprometimento para sempre, por isso é preciso ter muito cuidado. Você não pode comprar um imóvel como compra um sapato", completa.
www.andersonmartins.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário