sábado, 20 de setembro de 2014

Como vistoriar um imóvel antes de realizar a compra?

Como vistoriar um imóvel antes de realizar a compra?

Pronto. Você seguiu todos os passos que ensinamos aqui no blog e finalmente escolheu o imóvel de seus sonhos! Antes de assinar os documentos e finalizar a compra, no entanto, você não pode esquecer de vistoriar o apartamento, ou a casa, para evitar futuros problemas. Afinal, ninguém quer dor de cabeça depois de adquirir um lar, não é?
1.       Verifique se a área informada é a real
Muitas vezes, os proprietários informam apenas a área total do imóvel, tanto nos anúncios quanto para os corretores. Por isso, é essencial que você procure saber qual é a área útil do imóvel – ou seja, a área da porta para dentro, que será de fato usada pelos moradores. Isso pode ser verificado através da documentação ou, em alguns casos, através de uma medição realizada por arquitetos ou engenheiros.
2.       Faça um inventário de tudo que você vai levar na compra
Se você está adquirindo um imóvel usado, verifique junto ao proprietário o que, de fato, está sendo vendido. Algumas vezes, o comprador pode achar que um armário, por exemplo, está incluso na compra, quando na verdade o vendedor pretende retirá-lo. É importante deixar tudo claro antes de realizar a compra.

3.       Verifique se o imóvel e os proprietários não têm dívidas
A matrícula atualizada do imóvel traz todas as situações pelas quais o bem que você quer adquirir já passou. Por isso, não hesite de fazer a solicitação no cartório. Por meio dela, você pode saber se há alguma penhora sobre o imóvel, se ele está em inventário, quem são os proprietários etc. Não se esqueça: somente o proprietário pode vender o imóvel a você e todos precisam autorizar a venda.
Fonte: Pinterest
4.       Se for apartamento, converse com o porteiro e o zelador
Não tem jeito, a melhor maneira de saber se a rua alaga, se falta luz com facilidade ou se há problemas de infiltração no prédio, por exemplo, é conversar com quem está diariamente naquele local. Por isso, não hesite em esclarecer todas as suas dúvidas com o porteiro e o zelador, que são as pessoas que mais convivem com os problemas relacionados ao condomínio.

5.       Descubra se o imóvel vem com vaga e conheça o espaço
Ao visitar o imóvel que você quer adquirir, não se esqueça também de verificar as vagas da garagem e procurar saber como elas estão divididas. Tire todas as suas dúvidas, descubra se as vagas são demarcadas ou se são sorteadas. Alguns imóveis antigos podem ter uma documentação própria para a vaga, com escritura, matrícula e IPTU próprios, e é preciso possuir estes documentos também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário