sábado, 16 de agosto de 2014

Lugar de reciclagem é na cozinha!

Lugar de reciclagem é na cozinha!



Nos dias de hoje, cada vez mais somos conscientes de que desperdiçamos os recursos naturais em quantidades elevadas, e que muitos já se tornaram escassos em algumas regiões do planeta. É essencial, dessa forma, desenvolvermos formas mais sustentáveis de viver, começando por coisas simples como a nossa cozinha.
Pensando nisso, os designers do estúdio francês Faltazi criaram um protótipo ecológico desse cômodo da casa, já que é o maior gerador de resíduos e um dos que mais consomem água e eletricidade. Chamada de Ekokook, a cozinha modular possui itens comuns, como pia, geladeira e fogão, porém eles são associados a “micro usinas” de reciclagem para resíduos sólidos e orgânicos e um sistema de reaproveitamento de água.
Basicamente, o sistema de reciclagem funciona armazenando e compactando sólidos recicláveis, diminuindo o volume do material e a frequência da coleta. Já o de economia de água é dividido em duas pias, sendo uma para lavar utensílios com gordura e o outro para lavagem “leve”. É nessa última que a água segue para um sistema de filtragem, para ser armazenada e reaproveitada para regar plantas ou para limpeza doméstica – o que pode gerar uma economia de até 1.800 litros de água potável por mês. Já os resíduos orgânicos são encaminhados para um sistema de compostagem simples, onde minhocas os transformam em adubo.
O modelo ainda não está à venda, mas com certeza tem despertado interesse de muitas pessoas que buscam por soluções mais amigáveis para o meio ambiente. E você, investiria em uma cozinha como essa?

www.andersonmartins.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário