quinta-feira, 10 de julho de 2014

Adapte seu jardim para portadores de necessidades especiais.

Adapte seu jardim para portadores de necessidades especiais.


Para adaptar um jardim para portadores de necessidades especiais não é difícil, tampouco leva muito tempo. Na realidade, é preciso prestar atenção em determinados aspectos que podem atrapalhar a locomoção. Existe uma norma, a NBR9050, que define os aspectos relacionados às condições de acessibilidade no meio urbano, e que pode ser uma grande aliada. Fora isso, confira algumas outras dicas muito úteis!
Um dos cuidados na adaptação do seu jardim é a respeito dos revestimentos, pois os pisos devem ser antiderrapantes. Hoje existem diversas opções no mercado, como os de pedra natural e o fulgê, que são mais porosos. No entanto, deve-se também prestar atenção na irregularidade do piso, pois a trepidação deve ser muito leve para não prejudicar a circulação do cadeirante.
Já para as plantas não existe algo específico, no entanto, é legal sempre buscar materiais mais texturizados a fim de aguçar as sensações de uma pessoa com deficiência visual, por exemplo. Além disso, é preciso prestar atenção a plantas que possuam raízes muito grandes ou fiquem penduradas no meio do caminho, pois pode atrapalhar a locomoção. Optar, também, por espécies de médio porte pode ser uma boa ideia para garantir que todos consigam ter acesso a elas.
Em relação aos móveis, por sua vez, é preciso prestar atenção às dimensões ideais estabelecidas na NBR9050. Utilizar cadeiras ou espreguiçadeiras baixas, por exemplo, pode não ser uma boa ideia, pois atrapalhar a transferência da cadeira de rodas para o assento. Além disso, também deve-se, mais uma vez, ficar de olho na disposição deles pelo ambiente, a fim de não atrapalhar a circulação.

www.andersonmartins.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário