domingo, 15 de junho de 2014

Pequim planeja construir parque isolado do restante do país.

Pequim planeja construir parque isolado do restante do país.


China, além de possuir a maior população mundial e ser uma das líderes em tecnologia, também é conhecida por ser a responsável por uma das mais intensas poluições atmosféricas do mundo. Por isso, estudiosos vêm tentando criar alternativas para combater este “arpocalipse”, que é extremamente nocivo à saúde humana.
Os arquitetos do estúdio Orproject, por exemplo, propuseram um projeto, no mínimo, ousado: a construção de um parque fechado dentro da capital, Pequim, a fim de garantir à população um ar seguro de se respirar. Chamado de Bubbles, o parque abrigaria um jardim botânico e a temperatura e a umidade do ar seriam controladas ao longo do ano, garantindo um bom clima interno.
Segundo os arquitetos, os prédios ao redor do parque também seriam ligados ao sistema de ar condicionado e poderiam abrigar apartamentos, escritórios e um complexo cultural e gastronômico, além de centros esportivos e médicos.
O aquecimento e arrefecimento do ar, por sua vez, seria feito através de um sistema de troca de calor com a Terra e toda a energia consumida seria gerada por células solares integradas na superfície. Ou seja, completamente sustentável!
A questão, contudo, é definir se é mais fácil criar ambientes neste estilo ou fazer planos de despoluição no país. Afinal, espaços isolados do resto do planeta não parecem ser uma boa ideia se o mundo em si não está saudável.
www.andersonmartins.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário