quarta-feira, 18 de junho de 2014

Dicas de Inverno:

Dicas de Inverno:

Com o início oficial do inverno no último dia 21 de junho, vários aparelhos que utilizamos pouco nas outras estações do ano, passam a ser frequentes em nosso cotidiano, como os aquecedores, torneiras elétricas e chuveiros com maior potência que geralmente amenizam o frio e trazem mais conforto para todos que sofrem com as baixas temperaturas da estação.
Entretanto, a utilização destes aparelhos requer atenção, afinal, utilizados de maneira abusiva, podem representar um grande aumento na conta de luz de sua casa. De acordo com especialistas, estes aparelhos podem representar um aumento de 20% a 50% nos gastos com energia elétrica, dependendo da região do País, do tamanho e dos hábitos da família.
Chuveiros e aquecedores
São os principais vilões das contas de luz no inverno, a utilização dos chuveiros elétricos, aquecedores elétricos individuais para água e os aquecedores convencionais representam, aproximadamente de 25% a 30% do consumo de enrgia residencial.
As dicas para diminuir o rompo nas contas de luz que estes aparelhos acabam fazendo são enfatizadas todos os anos no início do inverno: evite banhos demorados e evitar o uso do chuveiro no horário de pico, para não sobrecarregar o sistema elétrico.
A dica para os aquecedores para água, a dica é ajustar o termostado de acordo com a temperatura ambiente, pois, se esquentar demais e houver a necessidade de misturar água fria, você estará desperdiçando energia elétrica. Ligue o aquecedor apenas o tempo necessário e se possível, instale um timer para que esta tarefa seja automática. Já os aquecedores convencionais, utilizados para aquecer o ambiente, a dica é ligá-los apenas com portas e janelas fechadas e somente em locais onde existem pessoas presentes.
Ferro e torneiras elétricas
Tanto o ferro quanto a torneira elétrica funcionam por meio do aquecimento de uma resistência, cuja potência varia conforme o modelo, mas também demandam grande quantidade de energia elétrica.
Para usá-los de maneira consciente, procure passar a maio quantidade possível de roupas de uma só vez, evite ficar ligando e desligando o aparelho várias vezes, fazendo com que ele consuma mais energia. Regule a temperatura, seguindo as orientações do fabricante, ou, no caso do ferro elétrico automático, a indicada para cada tipo de tecido, iniciando sempre pelas roupas que requerem temperatura mais baixa. Guarde roupas leves, feitas de nylon, lingeries e outras do mesmo tipo para serem passadas por último, já com o ferro desligado. Para as torneiras elétricas, a dica é ensaboar toda a louça para depois enxaguá-las, de uma só vez.
Geladeira
Responsável por cerca de 30% do consumo de energia residencial, as geladeiras devem ter o termostato regulado adequadamente e a borracha de vedação deve estar em bom estado, pois assim, evitará a perda de ar frio.
Além disso, retire de uma só vez todos os alimentos que necessitar e evite guardá-los quente no refrigerador ou no freezer.
       
         www.andersonmartins.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário