quarta-feira, 7 de maio de 2014

Como cuidar das plantas em períodos frios

Como cuidar das plantas em períodos frios


Com a chegada do inverno, as plantas precisam de um tratamento diferente do que recebem nas estações quentes. Esse é um período em que muitas entram em dormência para voltarem com força total na primavera. É preciso ter alguns cuidados para que nossas plantas cheguem saudáveis na primavera.
A seguir seguem algumas dicas:
-       Diminuir a quantidade de água nas regas já que o frio reduz a evaporação – O excesso de água em dias frios pode até levar a planta a morte, devido ao apodrecimento das raízes e aparecimento de fungos.  Mas não podemos ser radicais e diminuir essas regas drasticamente, já que o clima é geralmente mais seco. A quantidade de água diminui assim como a frequência que pode ser de 2 a 3 vezes por semana. Se ficar na dúvida, uma dica legal é tocar a terra com seu dedo antes da rega para sentir a umidade. Se a terra ainda estiver úmida,  não precisa de água. Se estiver seca, regue com moderação;
-       Criar uma cobertura fortificante no gramado, canteiros e vasos – Podemos cobrí-los com folhas e galhos secos, repondo assim a matéria orgânica, melhorando a textura e fertiidade da terra.  Essa técnica também servirá de isolante térmico, protegendo as plantas das baixas temperaturas;
-       Fazer a revisão dos vasos, tirando folhas e galhos secos – devemos sempre remover os galhos secos, doentes e mal formados para que a planta se revigore e ganhe força para crescer mais saudável. Desta forma, a planta também irá receber mais luz solar por toda superfície;
-       Eliminar pragas e doenças – A maioria das pragas reduz sua proliferação durante o inverno. Sendo assim, esse é um ótimo momento para controlá-las de maneira eficiente. Use produtos orgânicos de preferência e se tiver dúvida em relação a produtos químicos como fungicidas e remédios, entre em contato com um professional;
-       Adubação – Só adube plantas que estão em crescimento, floração e frutificação. Dê sempre preferência a produtos orgânicos como farinha de osso, esterco curtido e humus de minhoca, pois eles tem liberação mais lenta do que os químicos. Não adobe as plantas que estiverem no período de dormência, elas vão precisar de descanso.
Mas essa estação fria também traz flores lindas e resistentes as baixas temperaturas que atingem seu esplendor nos períodos frios, deixando as paisagens mais coloridas e bonitas.
Segue abaixo algumas espécies que florescem no inverno:

-  Azaléia (Rhododendron indicum) – O inverno é o clima propício para a floração. Ela produz flores em várias colorações: brancas, vermelhas, róseas ou mescladas. Deve ser cultivada a pleno sol, em solo composto de terra de jardim e terra vegetal, com regas regulares As azaléias podem ser podadas após o seu florescimento;

-  Cerejeira (Prunus serrulata) – É a árvore símbolo do Japão, é uma árvore de beleza incomparável com  flores de cor branca ou em diversas tonalidades de rosa que desabrocham no fim do inverno e primavera. Deve ser cultivada sob sol pleno ou meia-sombra, em solo fértil, neutro, bem drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente.

- Primavera (Bougainvillea glabra) – Trepadeira de florescimento abundante e espetacular, É plantada como arbusto, arvoreta, cerca-viva ou conduzida como trepadeira enfeitando pergolas e caramanchões.  Deve ser cultivada em solo fertile, sempre a pleno sol e é resistente a geadas.

- Manacá-da-serra (Tibouchina mutabilis) – Árvore nativa brasileira da mata atlântica, a espécie impressiona por seu florescimento espetacular. É uma excelente opção para o paisagismo urbano, pois não apresenta raízes agressivas, permitindo seu plantio em diversos espaços, como em calçadas. Deve ser cultivado sob sol pleno, em solo fértil, drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado periodicamente.

- Orquídea Cimbídio (Cymbidium spp) – Uma das poucas orquídeas terrestres, é muito popular no Brasil devido à sua rusticidade e beleza. Apresenta flores de diversas cores, entre o amarelo, o rosa, o vinho, o branco, e combinações. É cultivada em vasos com substrato preparado, com areia e terra vegetal, bem drenado, em locais protegidos, como estufas e orquidários telados, irrigados regularmente.



- Jasmim-dos-poetas (Jasminum polyanthum) – De crescimento rápido, a trepadeira é conhecida pelo perfume de suas flores, rosadas por fora e brancas internamente. Deve ser cultivada sob sol pleno, em solo fértil, drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado a intervalos regulares.

www.andersonmartins.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário