domingo, 16 de março de 2014

No Chile, Lofts colorem Valparaíso

No Chile, Lofts colorem Valparaíso


Idealizado por Le Corbusier na década de 20, o conceito do loft se aproveitou de zonas portuárias de Nova York, construções livres de divisórias internas que se transformaram em moradias perfeitas para profissionais liberais e artistas. Atualmente, o loft se transformou em uma opção cool de se morar. No início dos anos 2000, na cidade de Valparaíso, no Chile, dois arquitetos apostaram na vida boêmia da cidade para empreender os Lofts Yungay.

Projetado por Antonio Menéndez e Cristian Barrientos, o Yungay alia perfeitamente a história da região portuária com a modernidade de construção, reunindo cores intensas e respeito pelo ambiente urbano (A região é Patrimônio Cultural da Humanidade desde 2003).
Os lofts ficam sobre um dos diversos morros que se alinham à costa do Oceano Pacífico, como a região tem como característica casas pintadas com cores vibrantes e de porte pequeno, a construção manteve a mesma linha. As unidades foram divididas em três pavimentos e duas fachadas principais que criam diferentes harmonias.
Cada um dos pavimentos possui sua particularidade, com moradias distintas. Pela fachada voltada ao leste estão cinco residências, sendo que os outras seis compõem a linha superior de apartamentos da fachada oeste. Ao rés da rua ainda é possível ver o foyer e, em ambos os lados, garagens.
A linha “baixa” reúne os lofts dúplex e as janelas, que “dividem” as duas sequências coloridas, que correspondem às moradas de apenas um pavimento. Todos os triplex têm dois quartos e terraços no andar mais alto. Os demais contam com um dormitório. Todas as unidades são equipadas com a estrutura de uma cozinha americana, e os dúplex têm a vantagem de se estender em um balcão gramado frente ao oceano Pacífico.
Em Yungay não existem luxos, afinal, a beleza da costa de Valparaíso e a cultura que a cidade emana já mostram por si só quanto o Yungay é especial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário