quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Quer receber seus amigos em casa com muito charme? Veja as nossas dicas para organizar um brunch, um almoço ou um jantar especial

Quer receber seus amigos em casa com muito charme? Veja as nossas dicas para organizar um brunch, um almoço ou um jantar especial

Não é à toa que reunir os amigos em casa para um petit comité repleto de boas conversas e boas comidinhas se tornou um acontecimento imperdível. Analistas de tendência em comportamento dizem que vivemos tempos de "menos é mais" e que o "stay in" é o novo "going out", ou seja, ficar em casa em boa companhia equivale ao “novo” sair para balada ou sair para jantar fora.
Mas seja você uma seguidora de modismos ou uma simples entusiasta de juntar pessoas queridas em torno da mesa, o fato é que organizar encontrinhos em casa exige algum preparo para que o evento seja bem sucedido. Da escolha da louça ao cardápio, tudo pode e deve ser feito com muito charme. Para ajudar nessa deliciosa missão, garimpamos algumas dicas de etiqueta, decoração e menu com a chef Daniela Kishimoto, do buffet Zest Cozinha Criativa, de São Paulo, especializado em organizar eventos personalizados para deixar brunch, almoço ou jantar bem especiais.
Anote: seus amigos vão pedir sessão extra!

REGRINHAS DE ETIQUETA

Elas cabem em qualquer situação, seja de dia ou à noite:
- Se você mora em um prédio e vai receber um grande número de pessoas, incluindo crianças, vale a pena contratar um monitor infantil especializado para entreter o grupo em um dos cômodos da casa. Assim, você evita correria pelo apartamento e garante o sossego tanto de seus convidados quanto dos vizinhos.
- Se algum convidado insistir em levar algo, peça a ele algum item do cardápio que você ainda não providenciou. Não fica bem pedir, no entanto, algo muito complicado ou difícil de achar.
- Quando a turma de amigos ainda não se conhece muito bem, vale apresentar os convidados um por um. Se houver algum ponto em comum entre eles, mencione já na hora da apresentação. Isso ajuda a quebrar o gelo logo de cara.
- Se você vai receber muita gente e não tem lugar suficiente para acomodar todos sentados, alugue pequenas banquetas, pufes ou mesmo futtons duplos. Além disso, pense em um menu que dispense o uso de faca para facilitar a vida dos convidados. Existem empresas que locam bandejas de apoio com almofadinhas e que são um verdadeiro um charme.
- Se você pretende fazer um evento com muitos convidados, agrade também os vizinhos! Um dia antes da recepção, envie a eles um cartão simpático, acompanhado por algum mimo, avisando sobre a festa.
ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO
Apesar de amarmos os nossos queridos bichinhos, o melhor a fazer é deixá-lo em uma área restrita da casa para evitar situações embaraçosas. Imagine um cão ou gato arranhando a perna de alguém, fazendo xixi na sala, latindo para cada convidado que chega… Não é legal, certo?
HORA DA ARRUMAÇÃO
O lavabo ou o banheiro da casa merecem atenção especial. Elimine tudo sobre a pia e deixe somente um sabonete bem cheiroso, além de toalhas de mão sequinhas e macias. Um vasinho com flores também é uma boa pedida para perfumar o ambiente.
Agora, as dicas para cada ocasião:
Editora Globo

BRUNCH

Este é um evento que combina café da manhã e almoço. Em geral, ele começa por volta das 10h e segue até umas 14h. Por ser matutino, combina perfeitamente com dias ensolarados e ambientes ao ar livre - pense em janelas abertas, em uma varanda gostosa.
Para criar um ambiente ainda mais especial, invista no bucólico estilo provençal na decoração. Monte mesas românticas com toalhas de estampa floral e em tons mais claros, como o rosa antigo, o bege ou o azul claro. Essas cores são boas porque passam tranquilidade, sensação ideal para uma refeição durante o dia. A cor dos guardanapos pode seguir a da toalha. Quanto aos arranjos, eles podem ser florais também. Dica: aproveite vidros antigos para acomodá-los.
Na hora de escolher o menu, privilegie as comidas leves. Uma boa composição pode ser:
• Salada grega (alface americana com azeitonas roxas, pepino, tomate cereja e quijo fetta ao molho vinagrete de ervas finas e limão)
• Queijos com acompanhamentos. Exemplo: Stilton ou Taleggio com compota de figo
• Mini omeletes de cogumelos e de aspargos com queijo gruyere
• Panquecas com acompanhamentos como manteiga, maple syrup (xarope feito com folhas e comum nos Estados Unidos), blueberries (por aqui chamados de mirtilos) e morangos frescos
• Ovos beneditinos ou ovos poché servidos sobre torradinhas de brioche com lombinho grelhado, ao molho holandaise
• Bacon crocante
• Pães variados
• Bisquê de tomates assados
• Capeletone de calabreza ao vinho tinto no molho de erva doce e tomates assados
• Torta de pêras com castanhas do pará
• Merengue de frutas vermelhas servido em taças grandes
• Cobbler de pêssego com sorvete de baunilha
Para identificar cada parte do menu a ser servido, como os queijos por exemplo, um bom recurso é espetar etiquetas nominais em garfinhos de siri de prata e colocá-los na peça.
(Bebidas)
• Sucos coloridos
• Drink Mimosa (suco de laranja + champanhe, servido em taça de champanhe)
• Cerveja e refrigerantes. Para mantê-los bem gelados, use baldes de alumínio ou madeira recheados com pedras de gelo
Editora Globo

ALMOÇO

Para esta ocasião é sempre bom montar uma mesa de antepastos ou de comidinhas ao estilo finger food para os convidados provarem enquanto conversam. Ofereça mais de uma opção de prato principal, para agradar a todos. E não deixe que a refeição seja servida muito após o horário combinado. O limite máximo da elegância estipula duas horas entre a chegada dos convidados e o prato principal.
Se for ocupar diversas mesas, procure mesclar as escolhas: coloque uma toalha branca ou off-white em uma mesa; na outra, somente um caminho de mesa feito de linho com alguns sousplats; na seguinte, jogos americanos. Esta mistura fica bacana e dá um ar despojado ao evento.
Se tiver uma estante em casa e puder colocá-la próxima às mesas, uma boa ideia é usá-a como ponto de apoio para as comidinhas e afins. Quanto as louças, você pode tanto alugar quando montar um mix com os itens que já tenha em casa. O importante é que elas mantenham uma unidade e conversem entre si.
As sugestões para o menu pedem aperitivos como entrada:
(Aperitivos)
• Pães variados
• Focaccias
• Queijos diversos
• Legumes grelhados com azeite
(Entrada, pratos principais e sobremesa)
• Salada de verdes precoces com chèvre, nozes, figos secos ao porto e vinagrete de Dijon
• Massa ao estilo Sfogliatti, com zuchini (abobrinhas) e queijo mascarpone ao molho de limão siciliano
• Filé mignon em crosta de parmesão e ervas ao molho porto com pimenta verde
• Torta de banana com doce de leite, ganache meio amargo e marshmallow
(Bebidas)
• Águas aromatizadas com maçã verde com gengibre ou limão siciliano com hortelã são uma boa e refrescante pedida.
Editora Globo

JANTAR

À noite, também vale servir entradinhas frias no estilo finger food e uma comida quente servida em prato fundo ou, dependendo da escolha, em charmosas cumbuquinhas.
Na hora de montar a mesa, neste caso, prefira os guardanapos de tecido. Se não for possível, use os de papel de tamanho maior e com toque bem macio.
Sirva o prato quente assim que ficar pronto para não correr o risco das pessoas provarem algo frio. Você pode montar um buffet em sua sala com os pratos e talheres, e servir o prato quente em uma panela bacanérrima. Se não der, sirva-o em um refratário com tampa ou em um rechaud.
Para este menu, é possível oferecer entradas frias:
(Entradas)
• Bolinho de milho com creme azedo, salmão gravlax e caviar de tapioca
• Casulos de pêra passa com roquefort e castanhas do Brasil
• Mini cuscuz de camarão e ervas com molho caseiro de pimenta de cheiro
• Trufas de chèvre boursin e uvas Thompson em crosta de ervas e amêndoas
(Prato quente)
• Ragú de vitela com purê de inhame (sugestão: decore-o com mini calêndulas bicolores)
(Sobremesa)
• Mousse de chocolate belga amargo com coulis de frutas vermelhas e tuilles de amêndoas, que podem ser servidos em tacinhas.
(Bebidas)
• Shake de sobert de limão, vodka e hortelã

Nenhum comentário:

Postar um comentário