quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Você está pensando em renovar a sua casa? Em nosso blog, ensinamos como planejar uma reforma sem estourar o seu orçamento, olha só:

Planeje uma reforma em casa sem estourar o orçamento.

Fonte: Banco de Imagens
Como em qualquer decisão, fazer uma reforma em casa também requer planejamento. Afinal, o que menos queremos é ter um monte de dívida depois que tudo estiver pronto, não é mesmo? A Exame, da Editora Abril, deu algumas dicas para planejar uma reforma sem estourar o orçamento, olha só:

Defina o que você quer mudar
Pode parecer besteira, mas muitas pessoas apenas têm uma ideia pequena daquilo que querem reformar em casa e já começam a comprar as tintas e outros materiais. Por isso, antes de qualquer coisa, é importante que você reflita com calma sobre o que será feito. Não se esqueça de procurar referências e selecionar exatamente o que irá mudar e que tipo de material será utilizado, por exemplo, para não evitar mudanças de última hora.

Consulte um profissional
Se a reforma que você quer fazer em casa não é muito simples, consultar um engenheiro ou um arquiteto é muitíssimo recomendado. Além de auxiliar com o planejamento da obra, ajudando a definir custos, prazos e execução, estes profissionais podem dar dicas e orientações que evitem que a reforma comprometa o restante do imóvel ou que acabe desvalorizando o local futuramente.

Pesquise os custos dos materiais e da mão de obra
O planejamento da reforma deve incluir a pesquisa sobre os custos dos materiais e da mão de obra. Neste caso, não hesite em utilizar a internet e também visite lojas de materiais de construção para verificar os preços. Só a partir daí pense em realizar a compra dos materiais para não acabar comprando itens que só serão utilizados dali a muitos meses. Muitas pessoas compram uma tinta antes do tempo, por exemplo, por estar em promoção, e aí acaba faltando verba para outra coisa mais urgente dentro do cronograma.

Avalie quanto da sua renda será comprometida com a obra
Uma reforma grande pode custar o equivalente a um novo imóvel. Então, nunca se esqueça de definir quanto da sua renda mensal será destinada à reforma. Os especialistas recomendam que todas as dívidas somadas nunca ultrapassem mais de um terço daquilo que você ganha. Então, uma boa ideia é fazer uma poupança antes de realizar a reforma para que não haja aperto financeiro durante este período.
www.andersonmartins.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário