segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Saiba quais países são líderes em tecnologias verdes

Saiba quais países são líderes em tecnologias verdes


As chamadas tecnologias verdes são essenciais para catalisar e facilitar a revolução da sustentabilidade no século 21. Para mostrar quais países mais apostam na área, demonstrando preocupação com o futuro, a consultoria Cleantech e o grupo ambientalista WWF avaliaram 38 países a partir de 15 indicadores relacionados ao desenvolvimento de empresas de soluções ecológicas, desde políticas públicas a investimentos privados.
O levantamento Global Cleantech Innovation Index mostra que o setor de energias renováveis é o principal agente catalisador dos investimentos verdes. No ranking, o Brasil ficou em 25º lugar, como um país “de cultura empresarial muito forte, mas de baixo investimento em inovação e pesquisa e desenvolvimento”. Veja que países lideram a “revolução verde”:

1 – Dinamarca
A Dinamarca apoia novas empresas que desenvolvem tecnologias limpas até que esse conhecimento se torne lucrativo e beneficie tanto à economia quanto o meio ambiente. No país, o setor de energia eólica é um dos mais avançados e os ventos deverão contribuir com mais da metade do consumo energético dinamarquês na próxima década. A capital Copenhague também foi a primeira no mundo a promover o empréstimo público de bicicletas, um modelo que depois foi copiado por grandes metrópoles como Barcelona, Berlim, Paris e Rio de Janeiro.

2- Israel
No início dos anos 50, Israel assumiu o compromisso de desenvolver tecnologias ambientalmente corretas para lidar com seus escassos recursos energéticos e com a disponibilidade limitada de água. Atualmente, pelo menos 90% das residências israelenses usam energia solar para aquecer a água. O sistema de tratamento desse recurso natural é referência mundial – Israel é o país que mais recursos investe no tratamento e reciclagem de água. O país também é o criador e líder mundial em irrigação por gotejamento, técnica que transforma desertos em terras cultiváveis.

3- Suécia 
O governo da Suécia oferece financiamentos para pesquisa e desenvolvimento de tecnologias limpas. Para enfrentar os desafios ambientais, o país possui centros de excelência em know-how que mantém parcerias estratégicas com indústrias de ponta. A tradição no desenvolvimento de soluções ambientais está presente em vários setores – da construção verde à reciclagem mecânica e energética do lixo, que aquece 80% das casas suíças, só para citar alguns. No tratamento de esgoto, o país tem um dos padrões mais elevados do mundo.

4- Finlândia 
A Finlândia funciona como um laboratório de soluções ambientais. Por trás desse desempenho está a organização Cleantech Finland, que reúne mais de 2 mil empresas de tecnologia sustentável do país, facilitando o contato entre elas e com investidores potenciais. Recentemente, o Brasil assinou um acordo de cooperação tecnológica com a Finlândia. Uma área de interesse em comum entre os dois países é a de tecnologia offshore, uma vez que a Finlândia tem tradição na área de construção naval e de plataformas de perfuração e prospecção de petróleo.

5- Estados Unidos 
Os Estados Unidos registrou um aumento expressivo de investimentos no setor, subindo de 5,2 bilhões de dólares em 2010, para 6,8 bilhões em 2011 – um acréscimo de 31%. A Califórnia é o polo mais efervescente de tecnologias limpas

www.andersonmartins.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário