quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Aprenda o que fazer para contratar um decorador sem gastar muito.

Aprenda o que fazer para contratar um decorador sem gastar muito.


Se você quer contar com as soluções inteligentes de um profissional, não é preciso encomendar um projeto completíssimo, para a casa inteira. É possível focar em suas necessidades e contratar alguém apenas para auxiliar na escolha de um imóvel, ajudá-lo a decorar ou redecorar um espaço, reformar um ambiente, projetar a marcenaria, a iluminação e o gesso ou até mesmo acompanhá-lo nas compras em lojas. Tudo isso pagando por hora, consultoria ou preço fechado.
Antes de escolher o profissional certo, você tem que entender a função de cada um. Um designer de interiores ou decorador cuida do conforto e da estética. Ele pode propor alterações nos pontos de elétrica e de hidráulica, além de sugerir a quebra de paredes – mas apenas um engenheiro ou um arquiteto têm capacidade técnica para avaliar se essas sugestões são executáveis e seguras.
Quanto melhor se preparar, mais proveito tirará do trabalho de um decorador ou arquiteto. Antes de tudo, calcule quanto pretende gastar na reforma ou decoração – e não tenha vergonha de dizê-lo ao especialista, pois esse valor orientará a sugestão de soluções dentro de suas possibilidades financeiras. É importante decidir se vai mexer em um ambiente ou em vários e se fará tudo de uma vez ou não. Além disso, deixe o seu estilo bem claro para o profissional contratado, assim crescem as chances de um resultado certeiro.
Se for demolir ou construir paredes, além de substituir revestimentos, é preferível encarar tudo de uma vez. Avalie se terá tempo para tocar a reforma ou se precisará de um engenheiro ou arquiteto que compre materiais, lide com pedreiros, pintores e outros empregados e se responsabilize pelos serviços – ou seja, ele fará a administração da obra, que custa de 10% a 15% do valor da reforma.
Fonte: Minha Casa
Ilustração: Marcelo Badar

Nenhum comentário:

Postar um comentário