domingo, 27 de outubro de 2013

Conjugado, quitinete, loft, estúdio ou flat?

Conjugado, quitinete, loft, estúdio ou flat?

Na hora de procurar um imóvel e percorrer a saga dos anúncios, apartamentos pequenos quase sempre ganham algum desses quatro apelidos: conjugado, quitinete, loft , estúdio ou flat.
Certamente, já nos referimos a um deles pensando ser outro ou chamamos qualquer apartamento pequeno e básico de quitinete. Se o espaço for sofisticado, porém, já ganha o nome de loft. Para desvendar de uma vez por todas essa confusão, conversamos com a arquiteta Marise Kessel e selecionamos as fotos abaixo que explicam direitinho o perfil de cada apê.
Conjugado = Kitchenette (do inglês, “cozinha pequena”)

Um é sinônimo do outro. Com até 50 m², esse tipo de apartamento tem sala conjugada ao quarto, uma área para a cozinha e o banheiro separado por parede ou divisória. “Normalmente esses apês são tidos como mais simples, porque o nome quitinete (no bom português) passa a ideia de um lugar modesto. Mas o nome tem a ver com tamanho mesmo”, explica Marise Kessel.
Estúdio ≠ Loft
A diferença entre os dois costuma ser de tamanho, apenas. “O conceito de estúdio saiu da ideia de loft que, por sua vez, surgiu a partir de antigos armazéns dos Estados Unidos. São apartamentos sem paredes, onde tudo é integrado – com exceção do banheiro – e a área é maior que 50m². Em geral, o estúdio é a mesma coisa, porém menor e mais compacto. Ambos tem um estilo mais moderninho, industrial e prático”, explica a arquiteta.

Flat = Apart-hotel
Se no prédio onde você mora são oferecidos serviços de hotelaria, como arrumação, lanchonete e lavanderia, então você mora em um flat. Esse tipo de apê costuma ser compacto, como um quarto de hotel maiorzinho, e contar com serviços práticos para quem pode pagar por essas vantagens. Em um prédio de flats, os apartamentos podem até receber hóspedes, em vez de moradores. Curte a ideia?
Fonte: http://gnt.globo.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário