quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Sem perder espaço: três dicas para decorar um loft

Sem perder espaço: três dicas para decorar um loft

ASSUNTOS:Decoração, Organização da casa

veja abaixo as dicas de duas arquitetas

Por Pollyana de Moraes
O modelo de apartamento que hoje chamamos de loft nasceu na década de 1960 a partir de armazéns industriais desativados. Com o tempo, esses espaços passaram a ter uma utilidade residencial, abrigando sala, quarto, escritório e cozinha sem o uso de paredes ou divisórias. Mais de 50 anos depois, o loft se consagrou como um tipo de apartamento pequeno (queridinho dos solteiros) que tem praticidade e estilo de sobra.

Se você vive em um ou já pensou em derrubar as paredes do seu apê, vai adorar saber que, com truques de decoração, dá para delimitar o espaço e ainda aproveitar áreas minúsculas ao máximo. Veja abaixo com as dicas e as fotos das arquitetas Renata Manssur e Marina Machado.
  • 1
    Revestimentos
    Para deixar clara a integração no loft, o mais indicado é optar por um mesmo revestimento para todo o piso e a mesma cor para as paredes. Mesmo assim, é possível definir cada espaço com a marcação de tons e texturas. “Para o projeto ganhar personalidade, brinque com a escolha de uma cor em evidência ou um revestimento diferente para o balcão e uma parte do piso que você queira destacar”, orienta a arquiteta Renata Manssur.

    Repare que o piso da cozinha deste loft é feito de cerâmica colorida. Foto: Zero Uno Studio
  • 2
    Organização
    Dentro do loft, tudo está sempre à vista. Para que a casa não pareça confusa ou desarrumada, é importante pensar em armários que guardem os objeto do dia a dia. “Invista em peças-chave como pufe ou mesinha com baú, mesa lateral que serve de bar e também aposte na marcenaria sob medida. "Esconder a pia da cozinha atrás de um balcão e não deixar em evidência eletrodomésticos como máquina de lavar e micro-ondas mostram ainda mais cuidado na organização”, dizem as arquitetas.

    Neste loft com quarto e home office integrados, repare que cada objeto tem o seu lugar. Foto: Luiz Fernando Grabowsky/André Bittencourt
  • 3
    Circulação
    Decorar ambientes compactos tem um desafio importante: garantir que as pessoas possam circular pelo espaço sem esbarrar numa mesa aqui e num armário ali. “Não se deve exagerar na quantidade de cadeiras e mesinhas, que atrapalham a circulação e diminuem a percepção de amplitude”, explica a arquiteta Renata Manssur.

    Neste loft, a decoração é planejada para garantir que os moradores não se atrapalhem na hora de circular pela casa. O espelho ao fundo, reflete o que está na frente do sofá, ampliando ainda mais o ambiente. Foto: Leila Dionízios Arquitetura

Nenhum comentário:

Postar um comentário